sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O filme em "ponto de balsa"

Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013. Chegou a hora de reunir a equipe, afinar a proposta de abordagem, os personagens e as locações e, no dia seguinte, filmar. É o momento de promover encontros. De reencontros. A memória, os amigos, a família, o rio Uruguai, o Porto Goio-En. O documentário ‘O Goio-En transbordou’ está, como diziam os balseiros quando o Rio Uruguai  subia e permitia uma descida mais segura, em “ponto de balsa”! Aqui apresentamos alguns registros da primeira semana de imersão nas histórias de muitas vidas. 



Personagens e equipe

Depois de muita pesquisa, um ano em campo, chegamos ao "ponto de balsa". Definir os personagens que vão contar as histórias do Porto Goio-En é uma tarefa difícil. Durante esse ano gravamos depoimentos, imagens, mas agora entram em cena os protagonistas do filme.  E para esse mergulho na memória de pessoas tão especiais, uma equipe formada com muito carinho:  Cassemiro Vitorino, Ilka Goldschmidt, Adriane Canan, José Boita Jr. , Antonio Pelegrini e Nicoly Vitorino.






As memórias do Porto

Quanta história vivida, entre balsas e barcas. O vai e vem entre dois estados. O Goio-En  ponto de parada. Conforme o dito popular, “recordar é viver”. Não é mesmo, Sérgio, Laura, Zélia, Paulo, Cleci, Hermes, Antonio, Valdíria, Leopoldo e Ruth?











segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Goio-En e a Rádio Chapecó

Através do Decio chegamos ao Zeca e assim os irmãos Bonher continuam a contribuir com nosso filme. Entre as histórias a cobertura da enchente de 1965 – o Dilúvio, como é lembrada por muitos moradores. A Rádio Chapecó transmitiu as notícias direto do Porto Goio-En, os equipamentos foram transportados em uma carroça e a antena tinha que ser carregada em uma bateria de carro.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vou soltar minha barca no rio




A foto mostra as balsas que partiam do Porto Goio-En  rumo à Argentina. Contribuição de Decio Bonher na pesquisa para a produção do documentário. Algumas balsas eram feitas de tora outras de tábuas, amarradas com cipó ou arame. "Feito isso era espera a chuva e o rio encher até ficar em ponto de balsa”...
Muitas são as histórias dos balseiros, momentos que marcam a história do Goio-En.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

A pesquisa começa a definir as histórias

O documentário "O Goio-En transbordou" está em fase de captação de recursos. O trabalho de pesquisa continua, agora a todo o vapor. Foram vários os contatos com ex-moradores do local e pessoas que construíram parte de suas vidas no Porto Goio-En, mas ainda estamos em busca de histórias.  Além dos apoiadores: Nilo Tozzo; LF Caminhões; Celeiro e Grupo Tucano, que desde o início tem acreditado nesse documentário, outro importante apoiador se junta ao projeto. A partir de agora a empresa Transportes Gral é o mais novo apoiador do projeto de documentário "O Goio-En transbordou". Nos próximos dias vamos trazer novidades sobre o processo de pesquisa, que chega na fase final. A proposta agora é definir quais os personagens vão contar essa história.