sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O filme em "ponto de balsa"

Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013. Chegou a hora de reunir a equipe, afinar a proposta de abordagem, os personagens e as locações e, no dia seguinte, filmar. É o momento de promover encontros. De reencontros. A memória, os amigos, a família, o rio Uruguai, o Porto Goio-En. O documentário ‘O Goio-En transbordou’ está, como diziam os balseiros quando o Rio Uruguai  subia e permitia uma descida mais segura, em “ponto de balsa”! Aqui apresentamos alguns registros da primeira semana de imersão nas histórias de muitas vidas. 



Personagens e equipe

Depois de muita pesquisa, um ano em campo, chegamos ao "ponto de balsa". Definir os personagens que vão contar as histórias do Porto Goio-En é uma tarefa difícil. Durante esse ano gravamos depoimentos, imagens, mas agora entram em cena os protagonistas do filme.  E para esse mergulho na memória de pessoas tão especiais, uma equipe formada com muito carinho:  Cassemiro Vitorino, Ilka Goldschmidt, Adriane Canan, José Boita Jr. , Antonio Pelegrini e Nicoly Vitorino.






As memórias do Porto

Quanta história vivida, entre balsas e barcas. O vai e vem entre dois estados. O Goio-En  ponto de parada. Conforme o dito popular, “recordar é viver”. Não é mesmo, Sérgio, Laura, Zélia, Paulo, Cleci, Hermes, Antonio, Valdíria, Leopoldo e Ruth?











Um comentário:

  1. olá,sou filha do Julio da Silva e ele desceu muitas vezes pelo Rio Uruguai, quando tinha seus 20 anos de idade, se quiserem falar com ele, mora próximo ao posto fiscal de vigilância animal, no começo da descida da serra para o porto goio-en, indo de Chapecó, passa o posto e logo em seguida as esquerda, uma casa de tijolo a vista. bjos

    ResponderExcluir